segunda-feira, 18 de abril de 2011

iogurte natural caseiro

Eu acho tão engraçado quando recebo um olhar de espanto ao dizer que não costumo comprar iogurte, pois prefiro produzi-lo em casa. Preparar iogurte caseiro é muito mais simples do que parece e não precisa de nenhum equipamento ou ingrediente especial e difícil de achar. E, olha, sai infinitamente mais barato, viu? Se a preguiça falar mais alto, procura a coragem perdida com o estímulo da economia no bolso.

Deixando de enrolação, para fazer o iogurte basta providenciar um litro de leite e um pouco de iogurte natural. O leite, de preferência, é integral, certo? Se for de saquinho, melhor ainda. Eu uso o da Bom Gosto, que compro no RM Express (ali na avenida Mário Melo) por menos de R$2. Também o encontro na padaria do Espinheiro e na Com.pão. Até hoje, é o melhor que já testei. Para quem não é de Recife, já ouvi dizer que os leites de Minas e de Ribeirão Preto são muito bons. Aqui nunca encontrei. Sobre o iogurte, é bom ler o rótulo e comprar o que tiver menos ingredientes - os básicos são leite e fermento lácteo. Eu costumo comprar o natural integral da Nestlé. Na segunda vez, é só usar o último que foi preparado em casa.

Para fazer o iogurte, o primeiro passo é ferver o leite (considerando que você, como eu, não tem um termômetro culinário) em fogo baixo.
Como eu sou um desastre ambulante muito distraída, esqueci do leite e ele ferveu até transbordar. Então, recomendo ficar de olho. Ferveu, desliga o fogo.
Agora é só esperar o leite ficar morno. Seguinte: a temperatura ideal é quando você consegue colocar o dedo (limpo, né) e contar até 10. Demora uns 30-40 minutos depois que você desliga o fogo. É bom ir, de vez em quando, ver se uma película não se formou. Se for o caso, é só afastar com uma colher.
Fez o teste e já dá pra aguentar os dez segundos? Então tá na hora de fazer a mágica. Sabe aquele pouco de iogurte que tava separado (uma a duas colheres de sopa mais ou menos)?
É só despejá-lo na panela, aos poucos, e mexer bem. Se você for armazenar o iogurte final em outro recipiente, eu aconselho fazer o seguinte: colocar primeiro o iogurte no recipiente e, aos poucos, despejar o o leite fervido e mexer. 
Passos finais: tampar a panela(!),
cobri-la com um pano de cozinha e levá-la ao forno (desligado) ou qualquer outro local "fechado" para que ela não perca calor. Algumas pessoas recomendam ligar o forno no mínimo por 5 minutos antes de colocar a panela (e depois desligar, claro). Eu já testei dos dois jeitos (ligando  e não ligando o forno antes) e, particularmente, não vi muita diferença não. Talvez funcione em locais que faça frio - o que, definitivamente, não é o caso de Recife.
Aí é só esquecer o iogurte por 10h (mais tempo = iogurte mais ácido) e depois levá-lo para a geladeira.

Eu costumo preparar o iogurte sempre à noite, para que esse período de espera seja durante a madrugada. Iogurte pronto, são infinitas as combinações. Gosto de bater com morango, misturar com banana, aveia e linhaça, fazer molho para salada ou para o frango e muito mais. Um que eu tou querendo testar é misturar cenoura e mel, porque adoro esse sabor do Activia rs. Aqui no minicozinha, inclusive, tem várias receitas com iogurte: 

Se alguém for se aventurar (recomendo muito!) e tiver alguma dúvida, é só gritar! É que eu falei tanto tanto tanto e acho que ainda tem mais o que explicar, mas, por outro lado, acho que só vou confundir! 

UPDATE SOBRE A VALIDADE: Aqui em casa, acaba em uma semana. Certa vez, durou uns dez dias. Já li que dura até quinze dias. Na dúvida, aconselho seguir o instinto.

9 comentários:

  1. E a validade? Pode consumir em ate qtos dias?

    ResponderExcluir
  2. Minha cabeça de vento esquecendo de comentar detalhes importantes!
    Aqui em casa, acaba em uma semana. Certa vez, durou uns dez dias. Já li que dura até quinze dias. Na dúvida, aconselho seguir o instinto.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana! Adorei o post. então, nem precisa de iogurteira! valeu a dica.

    ResponderExcluir
  4. delicia! eu tbm sou adepta do iogurte caseiro! aprendi há pouco tempo, e agora é ele quem manda em casa! postei esses dias no meu blog tbm! :) Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe faz nesse processo de esquentar um pouco usando o microondas nos dias frios, tb embrulhado e diz que funciona para ele ficar consistente + rápido.

    Gosto de sorar o iogurte e comer o creme sólido como uma coalhada seca, bom d+!

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    precisa de iogurteira não! É só invenção, dá pra fazer tranquilo sem uma hhehe.

    Carla,
    é bom demais mesmo o iogurte. Fora que é muito mais barato. :)

    E, sra N, eu também adoro sorar o iogurte e comer com torradinha, doritos, pão sírio e afins. Ou ainda em preparações doces!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se posso colocar essa receita em saquinhos com sabores diferentes?

    ResponderExcluir
  8. Dá para usar esse iogurte caseiro em receitas tipo mousse? Será que corre o risco de estragar e colocar o mousse a perder? pq tipo assim, eu faço mousses para vender e gostaria de economizar fazendo meus mousses de morango com iogurte caseiro. Alguém me ajuda! obrigada

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber se é possível fazer o iogurte usando leite de soja. Vc tem essa informação?

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...